Apenas a 60 km de distância de Goiânia, encontramos a encantadora joia chamada Cezarina, um pequeno município que exala charme na região sudoeste do estado. Com uma população que gira em torno de 8 mil habitantes, este lugar de beleza serena e oportunidades florescentes é um verdadeiro tesouro escondido.
As atividades econômicas que impulsionam Cezarina são tão diversificadas quanto vibrantes. Uma fábrica de cimento, majestosas cerâmicas e uma robusta bacia leiteira moldam o perfil econômico do município. Mas a história dessa comunidade está enraizada em um passado ligado à construção da BR 060, um caminho que conduziu ao seu florescimento.
Em um tempo distante, o fazendeiro Argemiro Cezar detinha vastas extensões de terra na região. Ao decidir parcelar parte de suas terras, contou com o trabalho do agrimensor Agil Rocha para demarcar as propriedades. Esse profissional, em parte pago com terras, ergueu um posto de gasolina às margens da rodovia recém-construída. Deste ponto, um povoado foi surgindo, atraindo famílias de diferentes horizontes.
Com o tempo, outro fazendeiro, Orlando Ferreira de Oliveira, seguiu os passos de Argemiro e parcelou parte de suas terras, contribuindo para o crescimento do povoado. As bases da independência política e administrativa de Cezarina foram lançadas em 15 de novembro de 1988, marcando um novo capítulo na sua trajetória.
Hoje, a fábrica de cimento não mais domina a economia, embora continue relevante. Em seu lugar, grandes cerâmicas se ergueram, solidificando a presença do município nesse segmento. Com aproximadamente oito empresas desse ramo, Cezarina se tornou um polo de geração de empregos e renda. A ampliação da BR-060 não apenas promete facilidade de acesso, mas também impulsiona expectativas para novos investimentos e um novo ciclo de crescimento populacional.
Cezarina, com sua história entrelaçada à construção de estradas e à determinação empreendedora, prova que pequenos municípios podem brilhar com luz própria. Este tesouro sudoeste de Goiás transcende sua geografia e se revela como um exemplo de comunidade que abraça mudanças, cultiva oportunidades e constrói um futuro promissor.
Fontes: https://goiasdenorteasul.com.br/
A Avalia-Goiânia – Avaliação de Imóveis em Goiânia, GO está capacitada para trabalhos de Engenharia de Avaliação de Imóveis Urbanos e Rurais nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Senador Canedo, Trindade, Formosa, Catalão, Itumbiara, Planaltina, Jataí, Nova Gama, Caldas Novas, Cidade Ocidental, Goianésia, Santo Antônio do Descoberto, Goianira, Mineiros, Cristalina, Inhumas, Morrinhos, Quirinópolis, Jaraguá, Itaberaí, do, etc. com o emprego dos critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1, 2 e 3 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, com recolhimento de ART junto ao Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Especializada em:
Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais.
Quer saber mais sobre Avaliação de Imóveis em Goiânia, Brasília e no Estado de Goiás?
Entre em contato conosco:
(62) 3142-1832
WhatsApp: (61) 9 9916-4500
E-mail: comercial@ajborges.com.br