Nas entranhas da região conhecida como Sudoeste Goiano, uma história de exploração e progresso enraizou-se no solo, moldando o município de Mineiros em um testemunho vivo de perseverança e transformação. Impulsionados pela inspiração do romance “Inocência”, de Visconde de Taunay, expedições vindas do Triângulo Mineiro em Minas Gerais desbravaram essa terra, que logo começou a florescer com a chegada de fazendeiros e a construção da Vila do Cedro.
A história se desenvolveu, acompanhando o crescimento do povoado, culminando na construção da Matriz do Divino Espírito Santo próxima ao Córrego Moita Redonda, agora chamado Córrego Mineiros. Em 31 de outubro de 1938, Mineiros conquistou a independência oficial como município, um presente no aniversário da cidade. O cenário ganhou outra cidade, Portelândia, que nasceu do desmembramento do distrito de Córrego da Porteira, em 14 de novembro de 1963.
Um acidente trágico em 1970, que tirou a vida do deputado José Alves de Assis e do ex-prefeito Antônio Carlos Paniago, marcou profundamente Mineiros. Escolas, praças e avenidas foram nomeadas em sua homenagem, uma lembrança constante de suas contribuições.
Os anos 2000 trouxeram um novo foco para Mineiros, mas dessa vez nos campos esportivos. O Mineiros Esporte Clube se destacou ao alcançar o terceiro lugar no Campeonato Goiano de Futebol de 2005, garantindo a participação na Copa do Brasil de 2006. Embora não tenha conquistado o título, a jornada marcou um momento de orgulho para a cidade.
Geograficamente, Mineiros repousa nas alturas da Serra dos Caiapós, varrendo altitudes de 700 a 1100 metros. Nascentes d’água brotam em abundância, formando rios como o Araguaia, Verde, Formoso e Jacuba, sustentados pelo aqüífero Guarani.
A economia local é forjada na agricultura, destacando-se o cultivo de soja e trigo. A pecuária de corte e de leite também encontram seu lugar, e desde os anos 2000, a avicultura floresceu com a instalação de um polo da Perdigão e uma usina sucro-alcooleira da Brenco.
No coração da cidade, o comércio pulsa nas avenidas e ruas do centro, onde se encontram a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal. Finais de semana são vividos na Praça do Bauhaus e arredores, onde bares, restaurantes e lanchonetes criam um ponto de encontro. O Ipe Shopping, um empreendimento do Grupo Le Caravelle, se tornou um farol de consumo, lazer e convívio, refletindo a expansão da indústria de shopping centers para o interior do país.
Mineiros, uma história de superação e crescimento, carrega consigo as memórias do passado enquanto olha com esperança para o futuro. Em um cenário onde as nascentes alimentam rios e os sonhos alimentam a jornada, a cidade se mantém como um exemplo vivo de transformação e tenacidade.
Fontes: https://goiasdenorteasul.com.br/
A Avalia-Goiânia – Avaliação de Imóveis em Goiânia, GO está capacitada para trabalhos de Engenharia de Avaliação de Imóveis Urbanos e Rurais nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Senador Canedo, Trindade, Formosa, Catalão, Itumbiara, Planaltina, Jataí, Nova Gama, Caldas Novas, Cidade Ocidental, Goianésia, Santo Antônio do Descoberto, Goianira, Mineiros, Cristalina, Inhumas, Morrinhos, Quirinópolis, Jaraguá, Itaberaí, do, etc. com o emprego dos critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1, 2 e 3 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, com recolhimento de ART junto ao Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Especializada em:
Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais.
Quer saber mais sobre Avaliação de Imóveis em Goiânia, Brasília e no Estado de Goiás?
Entre em contato conosco:
(62) 3142-1832
WhatsApp: (61) 9 9916-4500
E-mail: comercial@ajborges.com.br